SELVVVA DO DIA: Cipó Uva / Cissus rhombifolia

 

Natural da América do Sul, a Cipó Uva, nossa #selvvvadodia, é uma trepadeira rústica e exuberante, que possui gavinhas para fixação. Semelhantes às da parreira, suas folhas são espessas e de uma tonalidade verde que vai escurecendo conforme ficam mais maduras. De crescimento rápido, multiplica-se facilmente por estacas, principalmente se você as preparar no fim do inverno.

Assim como os espinhos, as gavinhas são folhas que se modificaram ao longo do tempo para se adaptarem melhor ao ambiente em que vivem.  Elas lembram pequenas molas e têm como principal função fixar a planta, enrolando-se sobre suportes como ramos, galhos, folhas, ou qualquer outro objeto que sirva de apoio para a planta em crescimento.

Outros nomes populares: anil-trepador, cisso, cissus, uva-brava, uva-do-mato, uva-selvagem

Rega: se mantida à meia-sombra, irrigue regularmente, de 2 a 3 vezes por semana.

Iluminação: como é uma planta subtropical, prefere climas amenos – nem muito frio e nem muito quente. Não tolera geadas e adora ambientes úmidos. Adapta-se bem em locais de meia-sombra, em área externa ou interna.

Problemas comuns: a exposição excessiva ao sol pode queimar sua folhagem. Neste caso, aumente a frequência das regas. Já a falta de adubação pode levar à perda intensa das folhas. Recomendamos renovar o adubo mensalmente.

Como usar: para uso como trepadeira (temos matéria aqui!), ofereça a ela um suporte de fixação, possibilitando às gavinhas se agarrarem em busca de apoio. Também funciona como planta pendente em ambientes internos ou externos, cultivada em vasos ou cachepôs suspensos em prateleiras.

Voltar para o blog

Dica da selvvva

As regas variam de acordo com o ambiente, disponibilidade de luz, umidade do espaço, temperatura, recipiente onde a planta está acondicionada e espécie. As indicações acima são orientações para um primeiro contato com a sua planta, mas não uma fórmula definitiva. Preste atenção às respostas da sua espécie; assim você poderá dosar a água de acordo com as condições da sua planta. É importante não exagerar no volume de água!